A simples pergunta que faz uma startup prosperar ou fracassar | Group Consultoria

A simples pergunta que faz uma startup prosperar ou fracassar

A Uber estendeu o modelo bem-sucedido do serviço de motoristas para a entrega de refeições e criou a UberEats, que atualmente supera o serviço de compartilhamento de carona em alguns mercados.

Perder a concorrência para empresas de sucesso é o receio mais comum de quem entra no território delas. O risco é real. No mercado de entrega de refeições, as empresas se diferenciaram buscando novas parcerias com restaurantes, expandindo para novas áreas e oferecendo precificação diversificada.

No estudo da CB Insights, apenas 19% das startups fracassadas alegaram que foram engolidas pela concorrência, enquanto menos da metade justificou o fracasso pela falta de demanda.

Aqui estão três estratégias que valem ser consideradas:

Procure concorrentes que alcançaram o sucesso. Quando se trata de identificar demanda, os competidores bem-sucedidos são bons indicadores, e não uma ameaça como consideram muitos empreendedores. Ser pioneiro em um mercado pode ter suas vantagens, mas chegar depois garante perspectivas extras.

Consulte os registros de buscas realizadas. As pessoas digitam no Google quando precisam encontrar um produto para solucionar um problema. Por meio da pesquisa de palavras-chave, os empreendedores conseguem identificar o que as pessoas têm pesquisado e, consequentemente, avaliar a demanda de um produto ou serviço.

Analise a promessa da sua marca. As pessoas não compram produtos e, sim, promessas. Em geral, elas não sabem realmente como é possuir determinado produto até que o comprem. Elas não gastam dinheiro por quaisquer benefícios concretos. Elas pagam pelas promessas contidas no anúncio e relatadas nos depoimentos.

Fonte: Harvard Business Review