Group Consultoria e Contabilidade – Blumenau e Gde. Florianópolis Agência Brasil explica: saiba como evitar cair na malha fina | Group Consultoria e Contabilidade - Blumenau e Gde. Florianópolis

Agência Brasil explica: saiba como evitar cair na malha fina

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda começou hoje

Com o início do prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), os contribuintes devem ficar atentos para o preenchimento dos dados do documento e, assim, evitar cair na malha fina.

A Receita Federal consegue detectar erros ou omissão de informações por meio de cruzamento de dados dos contribuintes com, por exemplo, dos prestadores de serviço, como médicos e dentistas.

Quando caem na malha fina, as restituições ficam retidas até a correção de eventuais erros ou omissões.

Principais motivos
Em dezembro, quando foi concluído o processamento das Declarações do IRPF 2019 e saiu o último lote de restituição do ano passado, a Receita Federal informou que 700.221 declarações estavam retidas na malha, devido a inconsistências nas informações prestadas. Essa quantidade corresponde a 2,13% do total de 32.931.145 declarações entregues.

Desse total de declarações retidas em malha, 74,9% apresentaram imposto a restituir; 22,4% tinham imposto a pagar e 2,7%, saldo zero.

Segundo a Receita Federal, as principais razões pelas quais as declarações foram retidas no ano passado foram: omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes (35,6%); despesas médicas: (25,1%); divergências entre o IRRF informado na declaração e os dados da DIRF (23,5%); dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras (12,5%).

Acesse o canal

Destaques do Blog

Vendas cresceram 13,4% no mês de agosto

A média diária de vendas no Brasil no mês de agosto atingiu o valor de R$ 26,8 bilhões, o maior patamar entre os meses do ano de 2020. O resultado é 4,4% maior que o de julho de 2020 e 13,4% superior ao de agosto de 2019. Já o gráfico de vendas semanais mostra a […]

COMO A INTELIGÊNCIA COMERCIAL PODE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DA SUA EMPRESA?

Com a pandemia, muitas empresas passam por momentos instáveis. Muitas mudanças aconteceram nesse período, tanto internamente como externamente e, nesse momento de pandemia, é necessário tentar reduzir os danos ao máximo. Uma maneira de sobreviver e superar este cenário, é sendo mais assertivo nos investimentos da empresa, o que pode lhe trazer resultados imediatos.   […]

DITR – Declaração de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural referente ao exercício de 2020, tem prazo de entrega até o dia 30/09/2020.

Está obrigada a apresentar a declaração a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título do imóvel rural. Também está obrigada a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2020 e a data da efetiva apresentação da declaração, perdeu a posse […]

Fale Conosco

Unidade Blumenau

47 3035-4485

Unidade G. Fpolis

48 3374-4130

Unidade St. Amaro

48 4107-1970

Unidade São Paulo

11 3568-2839