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COMO A INTELIGÊNCIA COMERCIAL PODE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DA SUA EMPRESA?

Com a pandemia, muitas empresas passam por momentos instáveis.

Muitas mudanças aconteceram nesse período, tanto internamente como externamente e, nesse momento de pandemia, é necessário tentar reduzir os danos ao máximo.

Uma maneira de sobreviver e superar este cenário, é sendo mais assertivo nos investimentos da empresa, o que pode lhe trazer resultados imediatos.

 

Mas como conseguir superar esse momento e ainda ter de investir mais?

 

Uma coisa é certa: o investimento é um gatilho extremamente importante para retomar e ampliar os negócios. É nesse momento que a inteligência comercial irá fazer diferença nos seus resultados.

A inteligência comercial inicia no momento de tomar decisões em cima de dados, deixar de lado o achismo, e sim trabalhar e tomar decisões com dados concretos, que estão presentes no processo de vendas.

Não é complexo usar a inteligência comercial, pois é simplesmente o conjunto de ações que você implementa para mensurar seus resultados.

 

‘’Mas Thierry, no momento não tenho capital para investimento, como isso vai me ajudar?’’

 

A inteligência comercial deve ser usada mesmo sem investimentos novos, pois, com ela, você irá trabalhar de maneira mais assertiva e inteligente, vai ser ela que nos dará mais informações sobre nosso produto/serviço e, com isso, melhoraremos o processo e discurso de vendas. Dessa forma nos tornamos mais eficiente para o nosso público alvo.

Com a inteligência comercial que você vai entender melhor o seu mercado e público alvo, entender todos os processos que estão dando certou ou errado, identificar os gargalos, criar estratégias e ajustes da equipe comercial para que consiga aumentar suas vendas.

 

Para você entender melhor como utilizar, abaixo te apresento um resumo prático:

Você possui uma loja de artigos em geral.

 

1º Você deve entender e definir quais são os objetivos mais importantes e, com isso, transformar em metas para a equipe, seja as metas por valor ou quantidade de produtos;

2º Definir a forma e os indicadores desejados, sendo uma meta diária, semanal ou mensal e assim acompanhar se as metas estão sendo alcançadas;

3º Após isso, você irá analisar os dados que os indicadores fornecem, qual o dia da semana que mais vende, qual o produto que mais vende, qual horário possui o maior fluxo de venda, e com isso compará-los com as metas;

4º Com esse relatório, você terá em mãos os indicadores e resultados;

5º Nesse momento você interpretará e decidirá seus próximos passos, mantendo a estratégia (se teve retorno) ou inovando com novas estratégias (caso não teve o retorno esperado), seja expondo mais um produto específico, criando promoções diárias e campanhas para a equipe de vendas, sempre com base nos dados fornecidos.

 

É um processo simples, porém muitas vezes pouco usado da forma correta. Mas, quando colocado em prática, ele sempre indicará o que deve ser mantido, ajustado ou alterado no processo do comercial.

 

Como faço para ter uma inteligência comercial?

 

Você pode utilizar softwares que irão auxiliar a monitorar, gerir e fornecer dados. Hoje no mercado existem diversas ferramentas eficazes e com ótimo custo benefício. Se, por algum motivo, decidir não optar por um software, você também pode usar o velho e eficiente Excel, desde que utilize da maneira citada.

Sem dúvidas o maior benefício que você terá é aumentar sua assertividade e, com isso, a lucratividade, dessa maneira economizando com investimentos errados.

 

______

 

Por Thierry Knoch, gerente comercial na Group Consultoria

 

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