COMO A INTELIGÊNCIA COMERCIAL PODE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DA SUA EMPRESA?
Com a pandemia, muitas empresas passam por momentos instáveis.
Muitas mudanças aconteceram nesse período, tanto internamente como externamente e, nesse momento de pandemia, é necessário tentar reduzir os danos ao máximo.
Uma maneira de sobreviver e superar este cenário, é sendo mais assertivo nos investimentos da empresa, o que pode lhe trazer resultados imediatos.
Mas como conseguir superar esse momento e ainda ter de investir mais?
Uma coisa é certa: o investimento é um gatilho extremamente importante para retomar e ampliar os negócios. É nesse momento que a inteligência comercial irá fazer diferença nos seus resultados.
A inteligência comercial inicia no momento de tomar decisões em cima de dados, deixar de lado o achismo, e sim trabalhar e tomar decisões com dados concretos, que estão presentes no processo de vendas.
Não é complexo usar a inteligência comercial, pois é simplesmente o conjunto de ações que você implementa para mensurar seus resultados.
‘’Mas Thierry, no momento não tenho capital para investimento, como isso vai me ajudar?’’
A inteligência comercial deve ser usada mesmo sem investimentos novos, pois, com ela, você irá trabalhar de maneira mais assertiva e inteligente, vai ser ela que nos dará mais informações sobre nosso produto/serviço e, com isso, melhoraremos o processo e discurso de vendas. Dessa forma nos tornamos mais eficiente para o nosso público alvo.
Com a inteligência comercial que você vai entender melhor o seu mercado e público alvo, entender todos os processos que estão dando certos ou errados, identificar os gargalos, criar estratégias e ajustes da equipe comercial para que consiga aumentar suas vendas.
Para você entender melhor como utilizar, abaixo te apresento um resumo prático:
Você possui uma loja de artigos em geral.
1º Você deve entender e definir quais são os objetivos mais importantes e, com isso, transformar em metas para a equipe, seja as metas por valor ou quantidade de produtos;
2º Definir a forma e os indicadores desejados, sendo uma meta diária, semanal ou mensal e assim acompanhar se as metas estão sendo alcançadas;
3º Após isso, você irá analisar os dados que os indicadores fornecem, qual o dia da semana que mais vende, qual o produto que mais vende, qual horário possui o maior fluxo de venda, e com isso compará-los com as metas;
4º Com esse relatório, você terá em mãos os indicadores e resultados;
5º Nesse momento você interpretará e decidirá seus próximos passos, mantendo a estratégia (se teve retorno) ou inovando com novas estratégias (caso não teve o retorno esperado), seja expondo mais um produto específico, criando promoções diárias e campanhas para a equipe de vendas, sempre com base nos dados fornecidos.
É um processo simples, porém muitas vezes pouco usado da forma correta. Mas, quando colocado em prática, ele sempre indicará o que deve ser mantido, ajustado ou alterado no processo do comercial.
Como faço para ter uma inteligência comercial?
Você pode utilizar softwares que irão auxiliar a monitorar, gerir e fornecer dados. Hoje no mercado existem diversas ferramentas eficazes e com ótimo custo benefício. Se, por algum motivo, decidir não optar por um software, você também pode usar o velho e eficiente Excel, desde que utilize da maneira citada.
Sem dúvidas o maior benefício que você terá é aumentar sua assertividade e, com isso, a lucratividade, dessa maneira economizando com investimentos errados.
______
Por Thierry Knoch, gerente comercial na Group Consultoria