Group Consultoria e Contabilidade – Blumenau e Gde. Florianópolis Concessionária indenizará vendedor que usava carro próprio em serviço | Group Consultoria e Contabilidade - Blumenau e Gde. Florianópolis

Concessionária indenizará vendedor que usava carro próprio em serviço

Um funcionário não pode ser obrigado a usar o próprio carro para se deslocar entre as lojas da empresa em que trabalha sem ter os gastos ressarcidos. O entendimento é da 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), que condenou uma concessionária a indenizar, em R$ 15 mil, um vendedor de consórcios.

A relatora do caso, desembargadora Maria Cristina Schaan Ferreira, considerou que o uso do veículo particular do empregado “reverte em proveito do empregador, que deve, pois, ressarcir as despesas daí advindas, sob pena de se ter por violado o artigo 2º da CLT, que determina ao empregador assumir os riscos derivados da exploração da atividade econômica”.

As provas do processo confirmaram que o vendedor usava seu próprio carro no deslocamento entre as lojas da rede. Não houve comprovação de ressarcimentos de despesas com combustível e quilômetro rodado (referente a manutenção, desgaste e depreciação do veículo). A decisão confirma sentença de primeiro grau.

Para a magistrada, o ressarcimento deve compreender, além do combustível gasto no deslocamento, indenização com o desgaste, a depreciação e a manutenção do veículo. Ela apontou que não é necessário apresentar notas ou recibos, porque o dever de indenizar decorre do uso e não da despesa em si, uma vez que a depreciação do veículo é presumível.

A desembargadora afirmou que a despesa com uso de veículos é ônus do empreendimento econômico, que, se transferido para o empregado, acarretaria, inclusive, ofensa à garantia da irredutibilidade salarial.

Fonte: Conjur

Destaques do Blog

Vendas cresceram 13,4% no mês de agosto

A média diária de vendas no Brasil no mês de agosto atingiu o valor de R$ 26,8 bilhões, o maior patamar entre os meses do ano de 2020. O resultado é 4,4% maior que o de julho de 2020 e 13,4% superior ao de agosto de 2019. Já o gráfico de vendas semanais mostra a […]

COMO A INTELIGÊNCIA COMERCIAL PODE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DA SUA EMPRESA?

Com a pandemia, muitas empresas passam por momentos instáveis. Muitas mudanças aconteceram nesse período, tanto internamente como externamente e, nesse momento de pandemia, é necessário tentar reduzir os danos ao máximo. Uma maneira de sobreviver e superar este cenário, é sendo mais assertivo nos investimentos da empresa, o que pode lhe trazer resultados imediatos.   […]

DITR – Declaração de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural referente ao exercício de 2020, tem prazo de entrega até o dia 30/09/2020.

Está obrigada a apresentar a declaração a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título do imóvel rural. Também está obrigada a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2020 e a data da efetiva apresentação da declaração, perdeu a posse […]

Fale Conosco

Unidade Blumenau

47 3035-4485

Unidade G. Fpolis

48 3374-4130

Unidade St. Amaro

48 4107-1970

Unidade São Paulo

11 3568-2839