Group Consultoria e Contabilidade – Blumenau e Gde. Florianópolis Dependente no Imposto de Renda 2020 precisa de CPF; Veja como fazer | Group Consultoria e Contabilidade - Blumenau e Gde. Florianópolis

Dependente no Imposto de Renda 2020 precisa de CPF; Veja como fazer

Os contribuintes devem informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) de todos os dependentes, de qualquer idade, inclusive recém-nascidos, na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda 2020.

A obrigação de CPF para todos está valendo desde a declaração do ano passado. Se por acaso algum dos seus dependentes ainda não tenha o documento, veja abaixo como obtê-lo.

Certidão de nascimento recente já vem com CPF As certidões de nascimento mais recentes já vêm com o número de CPF. Desde 2017, a inclusão do dado é obrigatória em todos os cartórios do país. Portanto, verifique se a certidão do recém-nascido já traz o número do CPF.

Onde emitir o CPF

Se você ou seus dependentes ainda não têm CPF, veja abaixo os principais locais para emitir o documento.

Agências do Banco do Brasil, da Caixa ou dos Correios

Quem pode emitir: brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil Horário: de segunda a sexta-feira; não funciona aos sábados, domingos e feriados
Preço: R$ 7
Levar documentos originais ou cópias autenticadas do RG ou certidão de nascimento e título de eleitor (para pessoas entre 18 e 69 anos) e documento de um dos pais ou do responsável legal (no caso de menor de idade).

Entidades conveniadas

Veja no site da Receita as entidades que prestam serviço grátis de emissão de CPF.
Quem pode emitir: brasileiro residente no Brasil
Preço: grátis
Levar documentos originais ou cópias autenticadas do RG ou certidão de nascimento e título de eleitor regular (para pessoas com idade entre 18 e 69 anos) e documento de um dos pais ou do responsável legal (no caso de menor de idade).

Site da Receita

Algumas pessoas podem emitir o CPF diretamente no site da Receita Federal.
Quem pode: brasileiro maior de 16 anos e menor de 25 anos que já possua o título de eleitor
Preço: grátis.

CPF no exterior

Brasileiros que morem ou estejam no exterior e precisem tirar o CPF podem ser atendidos em representações diplomáticas brasileiras. O serviço é grátis.

Basta levar documentos originais ou cópias autenticadas do RG ou certidão de nascimento e título de eleitor (para quem tem entre 18 e 69 anos), documento de um dos pais ou do responsável legal (no caso de menor de idade) e o formulário Ficha Cadastral de Pessoa Física preenchido.

O brasileiro que mora no exterior, mas está no Brasil, pode ir às unidades da Receita levando os documentos listados acima.

Destaques do Blog

Prefis 2021: Governador sanciona lei de refinanciamento de dívidas com o Estado

O governador Carlos Moisés sancionou a lei que cria o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal de 2021 (Prefis-SC/2021), que entra em vigor nesta terça-feira, 20, com a publicação no Diário Oficial (DOE). Com a medida, empresas em dívida com o Fisco estadual poderão refinanciar eventuais débitos fiscais gerados durante a pandemia. A redução pode chegar […]

Bloco X é prorrogado mais uma vez. Confira o novo cronograma.

Por meio do Ato DIAT nº 34/2021, disponibilizado nas publicações eletrônicas da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) de 23 de junho de 2021, a Diretoria de Administração Tributária decidiu, mais uma vez, prorrogar a obrigatoriedade do Bloco X. A obrigação iria abranger todos os contribuintes varejistas a partir de 1 de setembro de […]

Auxílio emergencial em SC começa a ser pago em julho; veja como receber

Os primeiros cadastrados no programa SC Mais Renda, lançado na última semana, devem começar a receber o benefício no mês de julho. No entanto, é preciso fazer o cadastro até o dia 23 de junho. A confirmação foi feita pelo governo do Estado nesta quarta-feira (16). O SC Mais Renda é um programa de auxílio emergencial catarinense que […]

Fale Conosco

Unidade Blumenau

47 3035-4485

Unidade G. Fpolis

48 3374-4130

Unidade St. Amaro

48 4107-1970

Unidade São Paulo

11 3568-2839