Dicas de como estruturar um feedback construtivo
O feedback tem o poder de reduzir conflitos no ambiente de trabalho, aumentar o desempenho individual e das equipes, causar uma mudança significativa no comportamento dos profissionais, além de ser uma maneira eficaz de dar direcionamentos, apontar as melhorias, engajar e manter o foco do time.
Portanto, separamos oito dicas de como preparar um feedback construtivo:
1 – Aja pontualmente diante da situação: na maioria dos casos, o profissional não sabe que está errando, portanto, o quanto antes você alertá-lo sobre como corrigir determinada situação, menores serão os danos.
2 – Sensibilidade e ética: ao dar um feedback, por mais grave que tenha sido o erro, lembre-se que quem está do outro lado é uma pessoa, que sente, sofre e que tem expectativas e frustrações sobre si mesma.
3 – Utilize a comunicação não violenta: utilizando esse método, a liderança consegue apontar o que deu errado e por que deu errado, apenas observando o problema e sem julgar as pessoas envolvidas.
4 – Não foque na pessoa: nós, seres humano, tendemos a nos defender quando somos atacado, sendo assim, uma das principais dicas é não focar na pessoa e sim na situação.
5 – Comece pela positivo: ao iniciar a conversa, reconheça o que o profissional tem de bom. Mostre que ele é valioso para o time e só depois aponte a correção de rota.
6 – Feedback é uma conversa: deixe espaço para que o profissional diga o que ele sente e pensa. Esse é um momento importante para criar vínculos de confiança. Esteja disposto a ouvir a outra pessoa.
7 – Traga informação e dados: dar um feedback embasado é a melhor maneira de fazer o profissional entender onde ele está errando. Quando o feedback é muito subjetivo, nem o profissional nem a liderança conseguem chegar a um consenso sobre o plano de ação para corrigir a rota.
8 – Planos e metas: finalize a conversa sempre no positivo, planejando juntos os próximos passos, as próximas ações e como as melhorias discutidas podem começar a impactar no resultado do negócio.
Lembre-se, quando algo está dando errado a responsabilidade é compartilhada e nunca individual.
https://itforum365.com.br/oito-dicas-de-como-estruturar-um-feedback-construtivo/