Group Consultoria e Contabilidade – Blumenau e Gde. Florianópolis Empretec: uma jornada em busca de empreendedores de sucesso | Group Consultoria e Contabilidade - Blumenau e Gde. Florianópolis

Empretec: uma jornada em busca de empreendedores de sucesso


O seminário, promovido pelo Sebrae, é uma imersão de seis dias de dedicação completa, que tem como propósito desenvolver competências empreendedoras

Por SEBRAE

Uma jornada dentro de si mesmo capaz de revelar um perfil de empreendedor de sucesso. Esse é o principal objetivo do Empretec, programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que é operacionalizado no Brasil pelo Sebrae há 25 anos.

O seminário é uma imersão de seis dias de dedicação completa, que tem como propósito desenvolver competências empreendedoras. Sua metodologia foi desenvolvida para fazer com que os inscritos vivenciem, por meio de atividades dinâmicas e jogos, situações em que eles possam identificar com clareza seus pontos fortes e fracos como empreendedores.

O Empretec busca desenvolver dez características empreendedoras, que são: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.

Para isso, o seminário utiliza ferramentas, como design thinking, persona, modelagem de negócios, pitch elevator, e plano de ação.

“Os participantes do seminário acabam tendo primeiro uma clareza maior a respeito do seu perfil. Eles têm a oportunidade de experimentar novos comportamentos, novos desafios e tendem a sair de lá muito mais fortalecidos, seja para empreender pela primeira vez, seja para buscar novos desafios e entendimentos que já são formados por eles no mercado. Enfim, o Empretec dá um upgrade em termos de possibilidade de empreendimentos que estejam com uma chance maior de sucesso”, explica a consultora do Sebrae/ES e facilitadora do Empretec, Liana Almeida de Figueiredo.

PROTAGONISMO
Por ser uma metodologia vivencial, em que o participante é ativo, o Empretec se diferencia dos treinamentos convencionais. Nele, não há um professor na frente de uma sala cheia de ouvintes, falando o tempo inteiro. Os orientadores são chamados de facilitadores, todos credenciados pela ONU e com mais de 370 horas de formação.

Os inscritos são protagonistas do curso, e a cada módulo são desafiados diante de situações de negócios em que são estimulados a encontrar soluções. E independentemente da alternativa encontrada, os participantes aprendem com cada etapa.

No Sebrae do Espírito Santo, 13 mil pessoas já passaram pela formação. No país, 250 mil. Em média, ocorre um seminário por mês em Vitória, fora a agenda nas cidades do interior do Estado. É uma imersão de seis dias, das 8h às 18 horas.

Esta imersão vem ajudando empreendedores do Espírito Santo na condução de seus negócios, e há casos em que a própria empresa nasceu durante a semana de realização do Empretec.

Dentre os resultados do seminário, estão melhora no desempenho empresarial, mais segurança nas decisões, melhor planejamento, aumento das chances de sucesso e ampliação da visão de oportunidade.

COMO PARTICIPAR
Para participar do Empretec, é preciso primeiro fazer inscrição no site do Sebrae (http://www.empretec.sebrae.com.br/#/inscricao). Depois que esse questionário é analisado, o interessado é convidado para uma entrevista.

“É essa entrevista que dá condições para a gente mapear se a pessoa está no momento para essa vivência, do ponto de vista até mesmo emocional, porque, como é puxado, a pessoa tem que estar vivendo um momento favorável a mergulhar dentro de si”, explica Liana.

Após o seminário, o Sebrae promove um encontro 21 dias depois, em que os “empretecos” – como são chamados os participantes do curso – são incentivados a ter um planejamento pós-curso, para desenvolver, no dia a dia, situações para fortalecer os comportamentos empreendedores.

Mesmo com 25 anos de existência no Brasil, o Empretec se mantém atual às exigências do mercado, que vem passando por transformação tecnológica. Embora a abordagem seja comportamental, o curso trata da questão da inovação, de forma que o empreendedor tenha um modelo de negócio que seja adequado a essa nova realidade competitiva.

O investimento para participação no Empretec é de R$ 1.000,00. Esse valor pode ser parcelado em até 1 + 4 vezes no cheque ou em 10 parcelas no cartão de crédito.

Destaques do Blog

Aprovado projeto que prorroga incentivos fiscais a empresas por até 15 anos

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (6), o projeto de lei complementar (PLP) 5/2021 que prorroga até 2032 incentivos fiscais concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal para empresas no âmbito da guerra fiscal entre essas unidades federativas resolvida pela Lei Complementar 160/2017. Aprovado com 67 votos favoráveis, três votos contrários e uma abstenção, a matéria será […]

Com planejamento, empreendedorismo por necessidade pode virar uma grande oportunidade

Desde o início da pandemia do coronavírus, empreender virou uma necessidade para milhões de brasileiros que enfrentam o desemprego e buscam uma fonte de renda. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), a taxa de empreendedorismo […]

Regularização do MEI deve ser feita até dia 31 de agosto.

Até o dia 31/08/2021, o MEI poderá regularizar seus débitos (INSS, ISS e ICMS) por meio de recolhimento em DAS, acessando o PGMEI, ou parcelando. A partir de setembro, a Receita Federal (RFB) encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), não regularizados, para inscrição em Dívida Ativa. O envio […]

Fale Conosco

Unidade Blumenau

47 3035-4485

Unidade G. Fpolis

48 3374-4130

Unidade St. Amaro

48 4107-1970

Unidade São Paulo

11 3568-2839